Marketing digital, Funil de Vendas, Jornada do Consumidor… Você ainda tem dúvidas sobre como seguir esses passos para atingir os seus objetivos e alcançar mais clientes? Não perca mais tempo, confira o nosso passo a passo e use o funil de marketing ao seu favor, aproveitando o melhor de cada etapa
O marketing tradicional, aquele feito há mais de 20 anos, não é, nem de longe, o método mais eficaz utilizado atualmente. Antigamente, só era possível investir em publicidade com muito dinheiro. E que bom que isso não funciona mais dessa forma, não é mesmo?
O marketing digital nos permite investir quanto, quando e onde quisermos. Partindo de um planejamento bem elaborado, cada um pode alcançar suas metas e objetivos sem precisar gastar milhões para isso.
Com o avanço da tecnologia e utilizando a internet a nosso favor, pequenas e médias empresas também conseguem facilitar suas vendas em diversos canais e formatos de mídias disponíveis no mercado.
E para ficar ainda mais fácil, existem ferramentas de Gestão de Marketing e Vendas para que você tenha uma visão melhor e mais detalhada sobre todas as ações e estratégias.
O processo de compra do cliente precisa ser pensado e estruturado pelos profissionais de marketing e vendas, para que a eficácia ao final da jornada seja comprovada, resultando na compra e satisfação do cliente em questão.
Falando ainda sobre a jornada do consumidor, após ela ser bem analisada, podemos criar um funil de vendas, separando as etapas de acordo com o que o consumidor está querendo no momento.
Funil de Marketing e a Jornada do Consumidor
A primeira fase do processo de compra é a do Aprendizado e Descoberta, e o que isso quer dizer? Nessa fase o seu potencial cliente ainda não te conhece, e não faz ideia de como precisa de você. Portanto, é preciso muito conteúdo e informações relevantes para que ele conheça o seu produto e descubra o porquê isso seria útil na vida dele.
Você precisa falar com ele abertamente e com muitos detalhes, para que ele realmente entenda o seu produto, e que todas as informações façam ele pensar, mesmo que sem perceber, que precisará daquilo um dia. Só assim o seu funil de marketing funcionará conforme o necessário.
Após passar da primeira fase, ou primeira etapa do funil, o consumidor chega no Reconhecimento do Problema, onde ele precisa identificar, por meio de suas publicações, conteúdos e informações, que o mesmo identifique o próprio problema e que ele poderá ser resolvido adquirindo o seu produto ou serviço. Ou seja, você precisa fazer o cliente enxergar o problema, e mais ainda, fazer ele perceber que você tem a solução.
Chegando na terceira etapa, que é chamada de Consolidação da Solução, onde você precisa mostrar para o cliente que é o melhor player do mercado e o porquê. Só assim, nessa fase de convencimento, é que o consumidor de fato vai perceber que precisa do que você está vendendo, e que vale à pena investir especificamente na sua marca, diante de tantas outras disponíveis no mercado.
A quarta fase se trata da Avaliação e Compra, onde o cliente está finalmente chegando onde você queria, no ato da compra, onde o seu trabalho supostamente acabaria. Mas, não acaba por aqui, pelo contrário, a parte da finalização, avaliação e compra, também pode ser vista como um recomeço do funil, sabe por quê?
O seu cliente só vai voltar a comprar de você, te indicar, ou evoluir nas compras de outros produtos oferecidos por sua marca, se tiver tido a melhor experiência possível em toda a jornada de compra e no atendimento pós-compra; seja com o comercial da sua equipe, alguém do pós-venda, enfim, alguém inteiramente responsável nesta fase importante.
Por isso que a quinta e última fase do nosso funil é a de Atendimento e Suporte ao cliente.
Mesmo após comprar, lembre-se que o cliente ainda pode desistir. Qualquer pisada na bola durante as etapas do funil pode ser fatal. Fatal mesmo… Onde o cliente poderá até sair difamando a sua marca para conhecidos, amigos e familiares.
Aquele velho ditado sempre fará sentido “a melhor propaganda é o boca a boca”. Sendo assim, precisamos de uma ótima equipe de marketing e vendas, que saiba todos os caminhos, desde a prospecção do cliente, até a fidelização, segunda compra, indicação e assim por diante.
Atualmente no mercado existem inúmeras ferramentas para agilizar o seu processo de vendas e encantamento de clientes, confira como essas ferramentas podem impulsionar os seus resultados e facilitar os seus processos.
Por onde começar?
Antes de criar definitivamente o seu funil de marketing, é preciso entender outras coisas fundamentais neste processo.
Análise de Mercado: é fundamental analisar o segmento da sua empresa, tanto quanto fazer um benchmarking dos concorrentes, para estar sempre alinhado aos métodos e ferramentas disponíveis no mercado, claro, ao seu favor.
Plano de Comunicação: você precisa criar um plano de comunicação, incluindo quem você quer atingir; como; porque; e, também, estabelecer metas e indicadores para que o resultado seja cada vez mais assertivo.
Temos um passo a passo que vai te ajudar em como criar uma estratégia de conteúdo assertiva, clique aqui para conferir.
Plano de Ação
Agora é hora de partir para a ação! Crie cronogramas especificando todas as próximas ações e investimentos que irá fazer, para que você e a sua equipe possam colocar a mão na massa e colocar todos os processos para funcionar. Para o funil de marketing, automatizar todos os entregáveis é fundamental para o resultado final.
Para atrair os clientes você tem muitas possibilidades, mas o principal é seguir um planejamento bem elaborado para que as possibilidades sejam eficazes e os seus novos clientes finalmente apareçam.
A utilização de todas as ferramentas de marketing digital são válidas: Automação, Mídia Paga, SEO, Materiais Ricos (e-books, playbooks, simuladores etc.), Blog, Mídias Sociais, Newsletters, E-mail marketing, Landing Pages, Formulários, Call-To-Actions, entre outros, são algumas das opções de onde você pode investir o seu tempo e dinheiro para atrair novos clientes, mantê-los e fidelizá-los, fazendo deles os próprios divulgadores da sua marca.
Seguindo todas essas etapas, é “só” continuar com o bom atendimento e suporte oferecido ao cliente, para que ele seja em breve um cliente fidelizado.
Fonte: Sharpspring | Imagem: Freepik
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